ALEMANHA 8 x 1 BRASIL

Por Dassler Marques

O massacre do Mineirão é o maior vexame da história da seleção brasileira. E a forma como cada uma das equipes reagiu à Copa do Mundo diz bastante sobre os motivos que fizeram a Alemanha marcar sete vezes sobre o Brasil.

Dois anos depois, alemães e brasileiros chegam com abordagens bem diferentes para duas grandes competições após o Mundial: Joachim Löw, mantido, conseguiu a proeza de rejuvenescer um time campeão com méritos – normalmente, neste cenário, jogadores vitoriosos seriam mantidos até o fim de suas vidas. Dunga tem feito devassa no elenco que perdeu por 7 a 1, mas a renovação muitas vezes é feita com atletas ainda mais velhos.

A Alemanha vai à Eurocopa com nove jogadores diferentes em relação ao elenco campeão do mundo. A média de idade deste grupo novato (ver lista ao final do texto) é de 25 anos e três meses. O Brasil super modificado nesta Copa América tem 20 novos atletas em relação ao Mundial. A média de idade é de 26 anos e sete meses.

Você certamente achou que há uma diferença pequena nesses dois índices, mas há uma ressalva fundamental: Dunga aproveita a Copa América para dar rodagem a jogadores que estarão na Olimpíada, provavelmente com ele. Se utilizarmos como parâmetro a convocação anterior, para as Eliminatórias, a média do elenco sobe para 27 anos e 6 meses. A diferença em relação à Alemanha, que dá à Eurocopa um peso muito maior, é de dois anos e três meses.

Desde o início de seu percurso na seleção, Dunga renova a seleção com jogadores mais velhos. Quer resultados rápidos para se manter no cargo, e assim venceu dez amistosos consecutivos na chegada. O detalhe é que ele escolhe jogadores que não estarão em seu mais alto nível ao atingir o objetivo final do percurso, que é a Copa do Mundo da Rússia, onde ele também não deve chegar com um trabalho tão ruim como o atual.

Ricardo Oliveira, 36 anos, e Kaká, 34 anos, mostram problemas importantes do ponto de vista físico. O primeiro sofre com o joelho. Já o segundo, de acordo com Dunga, não suportou o nível dos treinamentos da seleção. Renato Augusto, após um semestre na China, já se vê com menos mobilidade e em pior forma. Elias, 31 anos, e Jonas, 32 anos, miram justamente uma mudança ao futebol chinês em curto ou médio prazo. O viés também será de queda até 2018.

Esses são os pontos que se aplicam a Dunga, mas os demais culpados estão em quase todos os clubes brasileiros. A Alemanha revitalizou seu futebol com regras duras para a formação de jogadores, incentivo à infraestrutura e atenção às finanças de equipes que gastavam demais. O resultado disso que é Weigl (Borussia Dortmund) e Kimmich (Bayern de Munique), aos 20 e aos 21 anos, são titulares de gigantes europeus e vão à Eurocopa graças à qualidade de sua formação e à experiência que já tiveram no mais alto nível.

No Brasil de pressão intensa sobre os treinadores e clubes quebrados financeiramente, o objetivo é só o próximo jogo. Recentemente, o Atlético-MG fechou a contratação de Felipe Macedo, do Goiás, por R$ 4 milhões. Ele tem 22 anos, a mesma idade de Jesiel, emprestado de graça ao Bragantino após várias temporadas sendo formado. Em qual empresa faria sentido gastar milhões para substituir algo que você preparou por uma vida? Por sorte, o negócio de Macedo deu errado e Jesiel volta ao Galo.

Mas, você sabe, isso ocorre diariamente nas equipes brasileiras. É o oitavo gol da Alemanha.


As "novidades" de Brasil e Alemanha em relação à Copa de 2014

Alemanha: Hector (26 anos), Leno (24 anos), Emre Can (22 anos), Weigl (20 anos), Tah (20 anos), Sané (20 anos), Kimmich (21 anos), Ter Stegen (24 anos) e Mario Gómez (30 anos)

Brasil: Alisson (23 anos), Diego Alves (30 anos), Marcelo Grohe (29 anos), Miranda (31 anos), Gil (28 anos), Filipe Luís (30 anos), Douglas Santos (22 anos), Rodrigo Caio (22 anos), Marquinhos (22 anos), Fabinho (22 anos), Casemiro (24 anos), Elias (31 anos), Renato Augusto (28 anos), Walace (21 anos), Lucas Lima (25 anos), Ganso (26 anos), Philippe Coutinho (23 anos), Lucas Moura (23 anos), Jonas (32 anos) e Gabigol (19 anos)