Por que estamos aqui

A Editora Grande Área é a realização de um sonho: o de transformar o futebol em rotina diária de trabalho para os seus idealizadores. Enquanto ainda éramos apenas mais um grupo de torcedores apaixonados, já nos víamos como os “mendigos do futebol” concebidos por Eduardo Galeano: de chapéu na mão, passávamos a vida suplicando por lindas jogadas.

Mas, com o tempo, começamos a sentir a necessidade de ir um pouco mais longe, convictos de que não havia nada de errado em “sonhar acordado”. Se já tinha ficado para trás o tempo em que fantasiávamos com os gramados do mundo sob os nossos pés, ainda nos restavam outros caminhos: podíamos falar e ouvir sobre futebol, podíamos escrever e ler sobre futebol – sobretudo ler sobre futebol. Foi essa combinação especial, o gosto pela leitura e a paixão pelo jogo, que preparou o terreno para o que é hoje a Grande Área.

Uma conversa entre amigos que acabaram se tornando sócios foi o passo derradeiro: para dar vazão à nossa paixão usaríamos o futebol como guia e enveredaríamos de corpo e alma pelo universo dos livros. Nossa missão — e nosso prazer — seria pesquisá-los, conhecê-los melhor, traduzi-los, enriquecê-los, enfim, trazê-los à vida... E em seguida compartilhá-los com outros andarilhos que, como nós e como Galeano, não se satisfazem com as esmolas do dia a dia.

A partir daí, já com o time formado, criamos a nossa casa, que hoje chamamos com orgulho de Editora Grande Área. Esperamos que você, leitor, compartilhe do nosso sonho e também faça do futebol e da leitura companhias sempre presentes, para toda a vida.